A todos aqueles que reproduzem os textos postados aqui, por favor, quando publicarem em outros blogs ou sites favor mencionar o nome do autor, e se possível nos informar para que tenhamos conhecimento e fazer uma parceria. qualquer dúvida ou sugestão mande um e-mail para pcefabi@hotmail.com. Paulo Cezar de Lima
English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 30 de maio de 2021

Mergulhadores Espirituais

 


Certo dia sentado em uma praça ao lado de alguns garotos que brincavam, ouvi quando um deles disse: _Semana que vem eu e minha família vamos viajar para a praia e vou brincar um monte sobre as areias, pelo que outro garoto retrucou: Oras se você vai para a praia, porque não entra na água e dá uns mergulhos?

Primeiro porque não sei nadar, segundo porque minha mãe me proibiu de chegar na beira da água por ser muito perigoso, ninguém da minha família sabe nadar, vamos pela primeira vez conhecer o mar, pois até então conhecemos o mar por fotos e pela televisão.

Apesar desta história ser fictícia, ela demonstra a espiritualidade de muitos cristãos que vivem uma vida de mediocridade espiritual, dizem buscar e amar a Deus e seguir sua vontade, mas tem medo de se dedicar totalmente para os mistérios que Deus tem para lhes revelar.

Há pessoas semelhante a essa família que conhecem o mar apenas por fotos e pela televisão, ouvem experiências que outras pessoas usufruíram, sentem até vontade de ir até a praia, mas se limitam a sua condição e creem que apenas conhecendo sobre já os leva a dizer que conhecem o mar, são levados a crer em qualquer experiência sem qualquer base sólida, o apóstolo Paulo fala sobre isto em sua carta aos Efésios; O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro. (Ef 4:14)

Se existem pessoas que conhecem o mar apenas por fotos e pela televisão, existem também aqueles que conhecem o mar semelhante a este menino que irá para a praia e proibido pela sua mãe será lhe permitido apenas vislumbrar o mar da areia, sem poder se aproximar da água. O que me faz lembrar de um obreiro que em um diálogo disse que existem coisas perigosas na fé que não podemos procurar saber, devemos nos limitar apenas ao texto bíblico, não há necessidade de livros e de um curso de teologia, pois isto é perigoso e pode matar espiritualmente qualquer um que avance o limite da fé.

Há um grande perigo nestas limitações que leva muitos cristãos a perder o melhor de Deus em suas vidas, ficam limitados e se limitando com medo de explorar os mistérios de Deus. A vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus,” (Mt 13:11). 

Verdade é que se existe aquele que conhece o mar apenas por aquilo que ele vê ou ouve, existe aquele que conhece apenas por estar na areia, por outro lado existe o teólogo que estuda e busca o conhecimento sobre Deus, se limitando apenas a parte prática do conhecimento, sabe entrar na água, mergulhar na superfície, conhece todas as formas e métodos para se manter boiando ou se necessário for nadar de um lado ao outro de um rio dando braçadas na água.

E por último existe o mergulhador espiritual, este busca constantemente a presença de Deus, não se limita a ouvir e ver experiências, não se baseia apenas nos livros e naquilo que lhe ensinaram, está em todo o momento orando e consagrando a sua vida, tem intimidade com Deus ao ponto de ser lhe revelado coisas que é limitado a mente humana. O mergulhador conhece o mar nas suas profundezas, consegue ver coisas que ninguém jamais viu ou ouviu, ao olhar para uma pessoa ou situação, Deus lhe abre uma cortina ao ponto de vislumbrar mistérios ocultos. “Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam”.(Lc 8:10)

Paulo Cezar de Lima

Nenhum comentário:

Artigos mais Lidos