A todos aqueles que reproduzem os textos postados aqui, por favor, quando publicarem em outros blogs ou sites favor mencionar o nome do autor, e se possível nos informar para que tenhamos conhecimento e fazer uma parceria. qualquer dúvida ou sugestão mande um e-mail para pcefabi@hotmail.com. Paulo Cezar de Lima
English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 16 de janeiro de 2011

Cinco Caracteriiticas de Um Genuino Avivamento


Ouvi a sua palavra e temi, aviva ó Senhor a tua obra e faze-a conhecida no meio dos anos (Habacuque 3:2)

Quando abro a minha bíblia no livro de Habacuque, fico maravilhado com a oração que esse profeta do Senhor faz, para mim uma das mais belas orações descritas na bíblia sagrada, Habacuque, homem de Deus, profeta escolhido por Deus para pregar e anunciar a sua palavra em um período da historia totalmente critico, onde o povo estava afastado de Deus, cada qual se preocupava consigo mesmo, Deus estava colocado de canto, o que imperava nessa época era a adoração aos deuses estranhos, imagens de esculturas eram levantados perante o povo, a prostituição e a idolatria estava em alta nos dias do profeta Habacuque.

Uma situação difícil para esse profeta, que não recebia apoio do povo, pois todos haviam virado suas costas para Deus, Aquele que outrora havia tirado seus pais do Egito, havia resgatado a felicidade aos seus antepassados agora era ignorado por seus descendentes. Mas mesmo nesse caos que Israel estava vivendo Deus ainda os amava e ainda tinha um escolhido entre o povo, Habacuque fora o canal de Deus para a proclamação de sua palavra de amor e misericórdia para aqueles que se encontravam afastados de Deus e do seu constante amor.

Habacuque pregava com autoridade, ao ler o livro que traz o seu nome vemos a sua preocupação com a responsabilidade que a ele fora ortogado por Deus, no capitulo de numero três, ele não agüenta tanta dureza de coração deste povo, ele não suporta a incredulidade dos israelitas perante a mensagem que ele pregara, sua preocupação era tal que ele não suportando mais clama a Deus e pede um avivamento, porém não era um simples avivamento que ele estava pedindo, mas um avivamento que ficasse marcado pela história, um avivamento que ficasse conhecido de todos os povos durante os anos.

Um avivamento genuíno possui inúmeras características, alias, todo avivamento possui características que marcam esse avivamento, por exemplo, quem nunca ouviu falar do avivamento que aconteceu na rua Azuza nos Estados Unidos da América? Foi marcado por um movimento gerado pelo Espírito Santo, onde pessoas e mais pessoas foram impactadas pelo poder de Deus de tal maneira que muitos saíram de sua terra natal com a incumbência de levar as boas novas do evangelho a outros países.

Quero expor aqui apenas cinco características de um genuíno avivamento, claro que poderíamos citar inúmeras características, porem escolho essas cinco por ocuparem um lugar de maior importância entre as demais. Visto que não podemos confundir avivamento com movimentos humanos, torna se necessário saber que todo avivamento como já disse o profeta Habacuque fica marcado pela historia, em contra partida movimentos humanos são temporários e muitas das vezes duvidosos.

Cinco Características de um Genuíno Avivamento:

1. Centraliza Cristo:

Cristo é o centro de toda adoração, Ele é o objetivo pelo qual buscamos um genuíno avivamento, Todo culto tem que ser feito por Ele e para Ele, pois é dele que a igreja necessita, não precisamos de outros para obter um avivamento, é a presença dele em nosso meio que faz com que sejamos cheios do Espírito Santo e venhamos a ser impactados de uma tão grande manifestação da gloria de Deus.

2. Confronta o Pecado:

Fomos chamados para amar o pecador, mas ter nojo do pecado, fomos chamados para pregar e viver uma vida santa e irrepreensível perante o Senhor, todo genuíno avivamento é aquele que confronta o pecado e não o aceita de forma alguma.

3. Profunda Consideração Pelas Escrituras:

Devemos ser como os crentes de Beréia (Atos 17:11) quando Paulo pregava estes observavam no livro da lei se era tudo verdade o que Paulo estava transmitindo, a igreja de hoje precisa antes de aceitar qualquer coisa consultar a bíblia sagrada que contem a maior de todas as profecias, tomar o Maximo de cuidado com estes que estão infiltrando um avivamento barato em nosso meio através de mecanismos humanos.

4. Discernimento Agudo Pela Voz Divina e Diabólica:

Muitos crentes pecam por não saber discernir a voz de Deus e a voz do diabo, é natural nos dias de hoje satanás usar até muitos lideres para levar as pessoas ao declínio espiritual, sempre quando perguntado sobre alguns movimentos costumo dizer que a bíblia é a regra de fé de todo cristão, temos que ter ela como manual para uma vida cristã sadia, todo movimento pode ser gerado por três fontes, “Divina, diabólica e humana.” Precisamos ter um ouvido agudo a voz divina, saber discernir o que provem de Deus e o que provem do diabo, pois o mesmo usa de artifícios até aparentemente cristão para nos afastar de Deus e de sua comunhão.

5. O Espírito Opera Dentro da Igreja:

Não podemos confundir avivamento com movimentos, ação do Espírito Santo com ações humanas, vontade divina com as nossas próprias vontades (o que é natural em nossos dias), Temos visto por intermédio da televisão o grande crescimento que as igrejas evangélicas tem apresentado ao longo dos últimos anos. Algumas pessoas dizem que o Brasil foi escolhido por Deus para o derramar de um grande avivamento, não duvido que Deus está derramando um grande avivamento neste país, porém não creio que esse avivamento é o que temos visto em inúmeras igrejas.

Quando o Espírito Santo opera dentro da igreja existe salvação de almas, pessoas se arrependem de seus pecados e se entregam totalmente ao senhorio de Cristo, não acredito na atuação do Espírito Santo em uma igreja onde não existe renúncia, alias, para ser seguidor de Jesus é necessário negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo.

Conclusão

Temos visto que o evangelho pregado em muitos púlpitos está muito distante do Verdadeiro evangelho. Para alcançar um genuíno avivamento é necessário abandonar o pecado, deixar morrer a natureza terrena, muitas pessoas têm tentado adaptar o Evangelho às suas vidas, quando Cristo nos ensina que somos nós quem temos que nos adaptar ao Evangelho através de uma vida de dedicação a Ele.

Infelizmente, não é assim que temos visto muitos líderes ensinarem, para muitos, a Graça de Deus nega que haja uma parcela de esforço individual para a Salvação, dizem que o que importa é crer em Jesus e ir a Igreja, para estes, Deus aceita qualquer coisa, inclusive cultos sem santidade.

A mídia tem apresentado gente que se apresenta como evangélica, mas apóia o aborto, e posa nua, e mesmo sem sequer saber o que significa “nascer de novo”, professam ter certeza da Salvação.

O "avivamento" que tem ocorrido no Brasil hoje é gerado por movimentos humanos, de modo que muitos "evangelhos" diferentes surgiram, trazendo confusão e filosofias humanas para alguns movimentos. Seria maravilhoso se todos nós adquiríssemos o hábito dos irmãos de Beréia, e examinássemos mais as escrituras para conferir se as coisas de fato são assim.

Paulo Cézar de Lima

Presbítero da igreja evangélica Assembléia de Deus em Londrina Paraná, articulista do blog Nada Além da Verdade.

pcefabi@hotmail.com

WWW.pbpaulocezar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Artigos mais Lidos