A todos aqueles que reproduzem os textos postados aqui, por favor, quando publicarem em outros blogs ou sites favor mencionar o nome do autor, e se possível nos informar para que tenhamos conhecimento e fazer uma parceria. qualquer dúvida ou sugestão mande um e-mail para pcefabi@hotmail.com. Paulo Cezar de Lima
English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 31 de janeiro de 2010

Casamento Ainda Existe?


Poucos dias antes de casar conversei com um jovem que se encontrava preocupado, pois sua namorada estava grávida só que seus pais ainda não sabiam, sua preocupação era tão grande que não sabia se falava para seus pais, até porque nem se considerava namorado da menina, após um longo sermão eu disse a ele que estava para casar naqueles dias, o engraçado foi que ele me olhou como se eu estivesse fazendo a pior coisa do mundo, por um lapso de segundo pensei que havia falado uma besteira tão grande, logo com um sorriso nos lábios o ouvi dizer: Casamento ainda existe?

Nossa sociedade tem ensinado que casamento é coisa do passado, hoje o que impera é o ajuntamento com a pessoa “amada”, caso descubra que essa não é a pessoa “amada” o certo é cair fora o mais rápido possível e se juntar com outra, conheço caso de amigos que uma noite dormem em uma casa com uma mulher e na seguinte já está em outra casa, dizem eles, casamento já não da mais certo tenho que conhecer a pessoa antes de ter um compromisso com ela, se gostar fico, se não pulo fora. O problema é que nas maiorias dos casos não existe um compromisso sério, antes tem acarretado em filhos sem pais, ou com os pais ausentes, quando não ocorre um aborto.

Casamento não é brincadeira, pessoas podem ser feridas caso isso não ocorra ou quando não existe um compromisso sério de uma das partes. Lembro-me de um jovem aparentando seus 17 anos de idade que recentemente me disse que está com suspeita de HIV. Muitas das vezes uma diversão sem compromisso pode levar a pessoa a sofrer pelo resto de sua vida.

Deus exige do ser humano compromisso, coisa que muitos ignoram. como alguém certa vez disse: Sou muito novo para casar, tenho que aproveitar o Maximo a minha vida, sair com quantas meninas possíveis, quem sabe, quando ficar velho casarei com alguém que me ame de verdade, porém pessoas que pensam desta forma são fortes candidatos a contrair doenças sexualmente transmissíveis ou a colocar filhos sem pais presentes que sofrerão pela inconseqüência e irresponsabilidade de seus progenitores.

O Que é o Casamento?
Casamento é a união de dois seres que se tornam um, é o desejo de Deus que o homem se una à mulher e ambos se tornem uma só carne. Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu, tomou então uma de suas costelas, e fechou a carne em seu lugar. Então da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher e a trouxe ao homem. Disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne.

Aprendemos várias lições sobre o casamento nestes versículos.

1ª - Não é bom que o homem esteja só.
Ninguém melhor que o fabricante para ensinar-nos como seu produto pode vir a funcionar com qualidade, costumo sempre dizer que Deus é o fabricante e a bíblia o manual de instruções, quando precisamos tomar uma iniciativa quanto a nossa vida é só consultar o manual, ou quando necessário o próprio fabricante que conhece nossas estruturas e se lembra que somos pó. Deus sabia que Adão jamais ficaria feliz vendo os animais cada qual com a sua espécie, para tanto Deus observa que não é bom que o Homem esteja só, por isso preparou-lhe uma auxiliadora, que lhe fosse idônea.

2ª - Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Deus não fez de Adão outro Adão, mas uma Eva (mulher), que seria auxiliadora, companheira e ajudadora, esta seria idônea (Idônea – adj. 1.próprio ou adequado para alguma coisa. 2. que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras. Dicionário Aurélio). É necessário que o casal saiba a sua posição no matrimonio que a mulher seja não a empregada do lar, mas a companheira do homem, sua auxiliadora, aquela que está ao seu lado sempre que o mesmo precisar.

É interessante que muitos casais que conhecemos começaram muito bem unidos, quando noivos não se largavam para nada, não existia canseira que os afastasse, não existia distancia que os separassem, alguns ficavam horas namorando se esquecendo de se alimentar e dormir, depois de casados cada qual para o seu lado. O homem não sai da frente da televisão para nada, deixa a esposa com os filhos em casa para jogar bola ou se divertir com os amigos, quando sua obrigação como esposo seria levar a diversão e o bem estar à esposa e filhos, alguns já não passeiam com suas esposas, ou quando vão a igreja sempre chega o homem a frente e a mulher atrás carregando um filho e puxando o outro pelo braço.

Uma das coisas que aprendi é sempre consultar minha esposa antes de uma decisão, isso é importante para um bom relacionamento. Alguns homens acham isso desnecessário, pois são eles quem trazem o mantimento para o lar e pagam as contas, mas se esquecem que suas esposas são suas companheiras até nas decisões mais criticas .


3ª - Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu, tomou então uma de suas costelas, e fechou a carne em seu lugar.
Não foi Adão quem procurou pela mulher, mas Deus quem lho deu, enquanto ele dormia Deus trabalhava, é como se fosse um presente, uma surpresa. Adão acordou e se deparou com uma linda mulher, uma donzela pronta para ser amada por ele, não criada dos seus pés, pois jamais deveria ser pisada, nem da sua cabeça para exercer autoridade, mas de sua costela, próxima ao coração para ser amada por ele. Deus poderia criar a mulher do próprio barro, como fizera com Adão, mas optou por tomar uma parte do homem para fazê-la colocando na mente do homem que ela não era mais um ser, mas parte do homem, um pedaço que completaria o homem para o resto de sua vida.

4ª - Então da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher e a trouxe ao homem. Disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne.
O homem tinha tudo no jardim do Éden, porém ele só se realizou ao ter alguém com quem se relacionar. Quando Deus trouxe a mulher ao homem, espontaneamente ele declarou que ela não era qualquer uma, mas parte dele, osso dos meus ossos, e carne da minha carne, o pastor Jaime Kemp, um escritor evangélico declara que “Eva foi criada para ser a peça que faltava no quebra cabeça da vida de Adão”. Sem a mulher o homem seria infeliz, talvez ficasse horas e horas andando pelo jardim sem ter o que fazer e com quem falar. Devemos sempre lembrar que, apesar de Deus tomar parte da costela do homem para fazer a mulher, não a fez semelhante ao homem, mas com algumas diferenças muito bem significativas, digamos que o homem é incompleto sem a mulher e a mulher incompleta sem o homem, como diz um ditado, “Os opostos se atraem”.

Pb. Paulo Cézar de Lima

Nenhum comentário:

Artigos mais Lidos

Caixa de promessas